terça-feira, 28 de agosto de 2012

Falastrão de Garanhuns que trata a língua portuguesa a pontapés, já consegue mentir em inglês


Lula, quem diria?, já consegue mentir em inglês, informou neste domingo The New York Times. Entrevistado pelo jornal americano, o ex-presidente que trata a língua portuguesa a pontapés proclamou a inexistência do “big monthly allowance”. É assim que deverá identificar-se na alfândega, caso resolva baixar em Manhattan, nosso brasileiríssimo mensalão, marca fantasia da imensa roubalheira descoberta em 2005.
O falastrão que não desencarnou da Presidência decerto se acha muito esperto, registra o comentário de 1 minuto para o site de VEJA. Na hipótese mais branda, deve achar muito ingênuos os ministros do Supremo Tribunal Federal que desde 2 de agosto perdem tempo com um escândalo que não houve. E também acha que todos os leitores do mundo são perfeitas cavalgaduras. Brasileiros ou gringos, engolem qualquer mágica de picadeiro.
A entrevista deste domingo se junta ao acervo de declarações contraditórias, confusas ou sem pé nem cabeça que, somadas, escancaram um culpado à caça do álibi impossível. O vídeo abaixo, por exemplo, alterna palavrórios despejados pelo então presidente Lula em 12 e 22 de novembro de 2009. Dez dias depois de garantir ─ de novo ─ que a ladroagem apadrinhada pelo Planalto foi “uma tentativa de golpe contra o governo” federal, a metamorfose delirante admitiu ─ mais uma vez ─ que o PT “cometeu um erro”.  O mensalão, portanto, existiu mas não existiu. Pode ser isso e pode ser aquilo. Ou pode não ser nada.
Haja cinismo.

video
Augusto Nunes veja

4º Encontro do Meio Ambiente - Duas Barras RJ


Rainha Elizabeth II, evolução de seu rosto


Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II
Este vídeo é uma homenagem à rainha Elizabeth II em alcançar 60 anos como monarca constitucional dos reinos da Commonwealth, e chefe da Comunidade das Nações, chefe de estado das dependências da Coroa e territórios britânicos ultramarinos, o Governador Supremo da Igreja da Inglaterra e em muitos de seus reinos ela carrega o título de Defensor da Fé.

Mulher cozinha penis do marido na Bahia


A dona de casa Amélia Julião dos Santos, de 39 anos, foi presa após torturar e matar o marido, Albenito Rodrigues da Costa, de 54, em Feira de Santana, na Bahia. Entre as violências que a vítima sofreu, uma chocou a região: Amélia jogou água fervendo nas partes íntimas de Albenito. O crime ocorreu na casa do casal. “Amélia pegou um pedaço de madeira e aplicou várias cacetadas. Depois, pegou a faca e golpeou Albenito em várias partes do corpo, principalmente em um dos braços. Quando a vítima estava desmaiada, ela esquentou água e jogou no órgão genital de Albenito“, contou a delegada Klaudine Passos, do Núcleo de Homicídios de Feira de Santana.
Segundo a delegada, após o crime, a acusada limpou a casa e trocou as roupas do marido.“Ela lavou a casa e as roupas da vítima e negava a todo instante que teria matado o companheiro. Vizinhos contaram que, quando o marido pedia socorro, o filho dele pedia para Amélia abrir a porta, mas ela contava que só abriria com a presença da polícia”, relatou a policial. Na delegacia, a acusada confessou o crime e alegou que matou o marido porque era constantemente espancada por ele, quando estava alcoolizado. De acordo com a delegada, a versão, no entanto, é desmentida pelos vizinhos, que acusam Amélia de maltratar o companheiro. Segundo vizinhos, o casal vivia junto há cerca de cinco anos, mas brigava constantemente. Amélia foi autuada por homicídio qualificado, cuja pena varia de 12 a 30 anos de reclusão.

1º Mandimotofest - Mandirituba PR


Mais uma da série: "Não era a hora dele"


Algum de vocês sabe o nome do anjo-da-guarda do ciclista ???

Toffoli inocenta mensaleiros. Isso sim é fidelidade canina com o PT


Preciso como um relógio Suiço, o Sinistro PTralha Dias Toffoli, fez o que seu mestre mandou.
Com uma fidelidade canina, ele inocentou os quadrilheiros do mensalão do jeitinho que o EX presidente Defuntus Patetus determinou.
Apesar que para este blogueiro o voto do Sinistro Fux foi uma grata surpresa, o voto do Toffolidido já era esperado.
Afinal medíocre "divogado" do PT foi alçado ao STF pelo Sebento apenas com a função de votar pela absolvição de toda a quadrilha.
Se a escrita se confirmar, na próxima sessão do STF teremos já as primeiras punições para os quadrilheiros. E com isso o povo de Osasco se livra da cãdidatura do João Paulo Cunha à prefeitura daquele município.
E com essa primeira baixa nos quadros das Ratazanas Vermelhas, as próximas eleições serão o primeiro passo para colocar a cambada de vagabundos do PT para correr.
É certo que ainda temos muito julgamento pela frente, e o que este blogueiro sonha é ver o Zé Dirceu se phoder. Oremos.
Toffolidido e Lewandowuiski, certamente com seus rabos abanando e obedecendo as ordens do EX presidente Defuntus Patetus ainda irão inocentar outros vagabundos vermelhos.
O mais triste é ver que dois cidadãos conseguiram um puta dum "QI" e poderiam entrar para a história da política Tupiniquim como dois dos que ajudaram a mudar o país.
Mas preferem servir aos caprichos e trambiques dos Ratos Vermelhos que são os donos de seus corações, mentes e cargos.
Esses dois sinistros perderão uma grande oportunidade em deixar um legado para seus descendentes. Certamente, no futuro, ficarão conhecidos como: Os vendidos.
E o mais trágico em tudo isso é ver que justamente os "cumpanhêros" Sinistros são os que POLITIZARAM e IDEOLOGIZARAM o julgamento. Coisa que as Ratazanas Vermelhas gritaram aos quatro ventos que seria feito pela oposição. E no fim...
Estes dois PTralhudos são a vergonha do judiciário da pocilga.

5º Encontro do Bonito GO de Culturas Populares - Distrito do Bezerra, Município de Formosa GO


Frente Militar promove mobilização em 7 de setembro



CONVOCAÇÃO- 7 DE SETEMBRO

ASSOCIAÇÃO DOS MILITARES DA RESERVA E PENSIONISTAS DAS FORÇAS ARMADAS AMARP-FFAA – APRAFA – FAMIL UNEMFA – ANMB – DF 

Convoca toda a Família Militar da Reserva, pensionistas e reformados para participar da nossa mobilização, dia 7 de Setembro para cobrarmos as nossas perdas salariais e o pagamento dos 28,86% , já pacificados pelo STF. Concentração no estacionamento CIP 11- Esplanada dos Ministérios à partir das 05 horas da manhã. Contamos com a presença de todos. 

Genivaldo da Silva – Sgt R1 Presidente da AMARP FFAA-DF CLN 316 BL. B LOJA 15 CEP 70775-520 Fone: 3039 5164/ 35225164 


Colégios Militares se destacam no IDEB


Colégios Militares se destacam no IDEB
Brasília – No dia 14 de agosto, o Governo Federal divulgou o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB), cujo objetivo é aferir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino.

O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e em taxas de aprovação.

Foram avaliadas mais de 37.000 escolas no Brasil, o que possibilitou ao governo constatar detalhadamente o ensino em cada região do País. Mais uma vez, os Colégios Militares se destacaram em nível nacional e nos seus respectivos Estados, comprovando a excelência do processo educacional, alicerçado na sua proposta pedagógica, na qualidade do corpo docente, na estrutura administrativa e na dedicação dos seus alunos. 
Colégio
Militar
IDEB
Classificação
Município
Estado
Nacional
Salvador
7,2
Belo Horizonte
7,2
Curitiba
7,0
Campo Grande
6,9
12°
Santa Maria
6,8
15°
Fortaleza
6,8
16°
Brasilia
6,7
20°
Porto Alegre
6,6
26°
Recife
6,6
28°
Juiz de Fora
6,5
34°
Rio de Janeiro
6,4
40°
Manaus
6,2
89°

Reportagem do programa Bom Dia Brasil sobre o excelente resultado dos colégios militares 
do Exército e das Polícias Militares no IDEB 
video

3º Encontro de Veículos Antigos de Macaé RJ


Movimento gay perde batalha judicial contra Bolsonaro

Vereador Carlos Bolsonaro PP-RJ

A Procuradoria-Geral de Justiça arquivou o processo do Ministério Público Federal de São Paulo contra o Vereador Carlos Bolsonaro, do PP do Rio. 
O MPF acusou o moço de postar, no Twitter, ofensas aos homossexuais. 
O subprocurador-geral Antonio José Campos Moreira entendeu que as mensagens “não incitam publicamente ao cometimento de violência”. 
E completou: “O parlamentar é reconhecidamente um político de posições conservadoras, expressando, com frequência, opiniões polêmicas”. 

link da matéria original.

Carlos Bolsonaro: “A Justiça reconheceu que nada temos contra a opção sexual de ninguém. Continuarei batalhando contra covardia de se aplicar o kit-gay nas escolas para crianças de 6 anos de idade. Ser processado por ativistas homossexuais com seus argumentos rotineiramente mentirosos é a certeza que tenho de estar no rumo certo, e nada, absolutamente nada, me fará mudar de postura e opinião.”

Taiwan celebra primeira cerimônia budista de casamento gay

You Ya-ting (à esquerda) e Huang Mei-yu fazem oração durante cerimônia simbólica de casamento budista de pessoas do mesmo sexo em um templo em Taoyuan, no nordeste de Taiwan. O casal de lésbicas, de 30 anos, se casou depois de namorar por sete anos, na primeira cerimônia do tipo.
Elas esperam que cerimônia simbólica ajude a legalizar esse tipo de união.

Casal espera que essa cerimônia ajude a fazer de Taiwan o primeiro local na Ásia a legalizar casamentos de pessoas do mesmo sexo 

You Ya-ting (à esquerda) e Huang Mei-yu durante a cerimônia budista
g1

8º Motonave Encontro Nacional de Motociclistas Navegantes SC


Donos de motos Harley-Davidson em SP relatam estilo de vida em 'bando'

Batista, à frente, e os membros do HOG de Ribeirão Preto SP

Faz cinco anos que o consultor financeiro Frederico Batista, 38 anos, decidiu realizar o sonho de infância e comprou uma Harley-Davidson. Incorporou imediatamente o espírito aventureiro que a marca ícone das motocicletas vende aos seus fãs e, a cada fim de semana, roda ao menos 200 quilômetros com os amigos. Assim, ele faz duas das coisas que mais agradam a esse tipo de motociclista: viver em grupo e cair na estrada para exibir, em várias cidades, suas máquinas e estilo de vida. 
Diretor do HOG de Ribeirão Preto, o gerente de tecnologia da informação Rafael Vitor Maurício, 27, conta que as motos - que custam entre R$ 26 mil e R$ 150 mil - estão cada vez mais populares no Brasil. "Só em Ribeirão são 150 proprietários, mas a própria marca espera dobrar ou até triplicar esse número nos próximos anos", revela.
Os motociclistas novatos que ingressarem nesse clube provavelmente tentarão registrar no currículo histórias como a contada pelo empresário Carlos Eduardo, 53, que afirma ter percorrido em dois dias os 3,5 mil quilômetros entre o interior paulista e Fortaleza (CE).
Motociclista há 14 anos, Cadão, como é chamado pelos colegas, conta que é nesse tipo de aventura que é possível experimentar a sensação de estar sempre entre amigos. "Nessa viagem um americano parou para me abraçar. Ele estava de férias no Brasil, mas disse que também andava de Harley nos EUA e por isso veio falar comigo. Então, acho que isso define bem o que é fazer parte desse grupo. Nunca estamos sozinhos."

Greve federal pode se alastrar para estatais

Protesto em Brasília de servidores federais em greve 

A greve dos servidores federais continua e está longe de um acordo. A presidente Dilma mandou o recado: "Ou 15% ou nada". Só que os 15% oferecidos, embora isso não seja frisado, representam 5% em 2013, mais 5% em 2014 e outros 5% em 2015. 
Se a greve é uma dor de cabeça para Dilma e para o PT em plena campanha eleitoral, vem aí setembro e mais problemas. Na semana que vem estaremos em setembro, data-base dos funcionários da PETROBRAS, Banco do Brasil, Caixa Econômica e Correios. E as quatro categorias ameaçam também cruzar os braços. 
Aliás, continuo surpreso que o ministro do Trabalho, Brizola Neto (PDT) permanece totalmente alijado das negociações. Dilma manteve o ministério com o PDT, mas só pra constar, porque o ministro não tem poder para nada, só para assinar convênios. 
Se o governo não mudar a postura estamos arriscados a ver o Brasil parar em setembro. E podem apostar que uma parte da conta vai sobrar para o PT na hora das eleições. 

Encontro de Veículos Antigos de Muqui ES


Criatividade automotiva c/ música do Michel Teló...

video


Vejam só o arranjo que os alemães fizeram para a música do Michel Teló, falando só em marcas de automóveis .

Goytacaz recebe homenagem: o 'amor é azulzinho'... e branco

Escritora, poetisa e editora Walnize Carvalho

Foi cantarolando os versos da canção “Azul” de Djavan, que inicia assim: “Eu não sei/Se vem de Deus/Do céu ficar azul/Ou virá/Dos olhos teus/Essa cor/Que azuleja o dia...”e que termina assim: “Corre e vá dizer/ Pro meu benzinho/que o amor é azulzinho”...que tentava disfarçar a inquietude, pela promessa que fiz, na semana passada, a um leitor (o amigo Zezinho taxista), de escrever sobre o Goytacaz, que no último dia 20 comemorou a chegada do seu centenário.
E assim... dirigi - me a janela do meu apartamento (na Rua do Gás) e olhei para o céu buscando inspiração. A Natureza como a colaborar, tingiu a tela celestial de um límpido azul, onde nuvens brancas davam o toque final. Um sinal mais do que claro, de que poderia discorrer (ao meu jeito) sobre o alvianil. Digo - ao meu jeito - pois, depois de uma semana inteira de comemorações, onde se tomou conhecimento da vasta programação: Exposição de fotos, troféus e matérias jornalísticas; concurso de frases; passeata; missa e culto ecumênico; saudação emocionante ao clube feita pela banda da Polícia Militar logo pela manhã do dia 20 e mais o histórico do “mais querido” ter sido enaltecido em jornais, na internet, no Rádio e TV quase nada sobrou para falar...
Mesmo assim, na janela fiquei olhando o firmamento. De repente, minha memória afetiva reprisa cenas (um autêntico replay) e me joga em infância distante: me vejo em criança espiando a rua (sobre a mesa da alfaiataria do meu pai) debruçada no janelão, observando o passar de torcedores rumo ao estádio, já que naquela época “meninas não iam a campo de futebol”...O que não diminuíam o orgulho e o prazer de dizer “que morava na rua em que tinha o estádio da cidade” e de que propagar “Sou Goytacaz até morrer” a cada vez que ouvia o hino do time na voz vibrante do grande cantor Zé Barbosa...
Entrando já no “segundo tempo” de minha crônica, não dá para deixar de repassar minhas parcas informações: o Goyta (carinhosamente chamado) sempre foi, mais do que uma agremiação esportiva, uma referência em nossa cidade. Como bom guerreiro tem lutado. Tanto colecionando vitórias ou contabilizando derrotas, nada consegue apagar a estrela de seu currículo.
Celeiro de grandes atletas, por lá passaram Didi e Amarildo, que jogaram no Botafogo, na Seleção Brasileira e no exterior: o primeiro no Real Madri e o segundo no Fiorentina. Como é do conhecimento de muitos, o ator global e filho da terra - Tonico Pereira- no programa “A Grande Família” não esconde sua paixão alvinil.
Ah! e mais... de que há -atualmente- torcida feminina organizada... 
Parei de escrever. Voltei à janela. Fui surpreendida pela passagem de um trio elétrico que arrastava torcedores a pé, de bicicletas e carros. Animação, paixão, suor, alegria, descontração misturados a bandeiras, bolas, camisas, espocar de fogos. Tudo azul e branco como se de repente o céu descesse para o asfalto.
Uma festa para o campista, aplaudir, reverenciar e se orgulhar deste Patrimônio de nossa terra. De tudo, a mais pura constatação: torcedores famosos ou anônimos nutrem um amor incondicional pelo Goytacaz Futebol Clube e que me leva a acreditar de que: “O amor é azulzinho...e branco!
Walnize Carvalho (Escritora, poetisa e editora do Sociedade Blog)
 ururau 

7º Encontro Nacional de Motociclistas de Abaeté MG


Velhinha de Borja tem crise de ansiedade. E cai de cama

Cecília Giménez sofre com fama repentina depois de sua restauração desastrada do afresco 'Ecce Homo' ficar conhecida no mundo inteiro

O peso da fama começa a recair sobre os ombros de Cecília Giménez, a velhinha que teve a iniciativa desastrosa de restaurar por conta própria a pintura do século XIX que ornava uma das paredes do Santuário da Misericórdia, em Borja, no nordeste da Espanha. De acordo com parentes da senhora de 81 anos, Cecília está acamada e com dificuldades para se alimentar por causa de um ataque de ansiedade provocado pelo alvoroço que se instalou em sua vida. Seu cotidiano pacato na pequena cidade de Borja, com pouco mais de 4.000 habitantes, foi devastado desde a divulgação de sua tentativa frustrada de recuperar a imagem de Jesus Cristo pintada por Elías García Martínez. Pelas mãos da "boa" velhinha, o afresco se transformou numa figura totalmente distorcida da original, que tem rendido uma série de piadas e memes na internet. 
Em entrevista à TV local, Cecília se explicou e disse que não havia terminado o trabalho e, pior, jogou a culpa pela "arte" no padre do Santuário de Misericórdia. "O padre sabia. Como eu vou fazer uma coisa dessas sem que ele saiba? Além disso, todo mundo que entrava na igreja me via pintando na parede."
A prefeitura de Borja não descartou a possibilidade de puni-la por sua boa intenção. "A pintura que estava deteriorada ficou totalmente destroçada", diz o vereador Juan María Ojeda.
Autoridades ligadas à Igreja Católica espanhola reclamaram que a atenção em torno do assunto é exagerada e destacaram que é muito comum em pequenas cidades iniciativas como a de Cecília, mesmo que senhoras como ela não tenham ideia de que estão fazendo algo errado ao tentar restaurar por conta própria partes de igrejas centenárias. 
Apoio, porém, não parece faltar à velhinha. Nesta quarta-feira, seus fãs criaram uma página no Facebook em sua homenagem que atraiu mais de 20 000 internautas em 24 horas.

Restauração de obra do século XIX vira piada na web


Obra do século XIX distorcida por Cecilia Giménez ganha paródias, página no Facebook e petição online para permanência da versão.
Cecilia Giménez, uma espanhola de oitenta anos, tentou restaurar uma pintura do século XIX com a imagem de Jesus Cristo, na parede de uma Igreja de Borja. A obra, originalmente atribuída a Elías García Martínez, acabou, no entanto, ficando completamente distorcida.


Após isso começaram as piadas na internet. 

RBS - Obrigado por mentir


RBS desconsidera a paixão do Portoalegrense. Rende-se aos interesses da Globo e veicula comercial mentiroso.
Em nome do pouco que resta da credibilidade dessa Emissora, espera-se que reavalie e tire do ar.
Na Campanha dos 50 anos coloca profissionais do futebol da Emissora a declarar a amplitude do GRE NAL.
Colocam o clássico em patamares de destaque mundial. reconhecem a importância para o Povo do Sul e conclui mentindo.
Afirma orgulhar-se em transmiti-lo em HD.
Ontem Porto Alegre teve de engolir Clássico Paulista. Na maior demonstração de falta de respeito ao Cidadão e aos Patrocinadores. Índices de audiência foram os menores registrados nos ultimos anos.
Triste. Muito triste. 50 anos de História jogados na lama. Atitude submissa e serviçal.

28 de Agosto - Dia do Bancário


segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O Brasil não pode abaixar a cabeça para o mensalão


Em entrevista ao jornal americano NY Times publicada no sábado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a negar a existência do mensalão
“Não acredito que tenha ocorrido”, disse, afirmando que o Partido dos Trabalhadores (PT) não tinha necessidade de compra de votos, pois já havia assegurado a maioria no Congresso com alianças políticas. 
Lula subestima a inteligência dos brasileiros cínicamente. 
Sempre foi assim, mas a verdade é: Se o Brasil abaixar a cabeça para o mensalão, levará décadas para levantá-la perante o mundo.

12º Encontro Nacional de Veículos de Recreio 2012 - Pomerode SC


Aos 86 anos, duquesa de Alba vai à praia de biquíni com marido 25 anos mais novo

Mulher mais rica da Espanha, María del Rosario Cayetana Fitz-James Stuart y Silva
 foi fotografada em Formentera

Maria del Rosario Cayetana Fitz-James Stuart y Silva, a duquesa de Alba, mostrou nesta segunda-feira (20) que, ao menos para ela, a idade está apenas na cabeça. Aos 86 anos, a duquesa colocou um biquíni estampado para se divertir no mar de Formentera, na Espanha.

Descontraída, a duquesa, que é considerada a mulher mais rica da Espanha, curtiu o verão europeu ao lado do marido, o funcionário público Alfonso Díez, 25 anos mais novo, com quem se casou no final do ano passado sob protestos da família.

Aprenda a pilotar com Segurança. Sabe com quem ...


... com este Policial Militar

Se o STF se dobrar ao PT será a maior vergonha da história do País


Os últimos comentários sobre o julgamento do Mensalão do PT confirmam que o espetáculo de cinismo retratado no STF, após o voto de absolvição do Ministro Lewandowski e com a celebração festiva dos advogados dos mensaleiros - membros da "NOBREZA" da qual fazem parte os próprios Ministros do Supremo e o réu Zé Dirceu - fez mais estragos que a própria denúncia contra os réus.
Li uma nota contando que as gargalhadas dos advogados deixaram os ministros envergonhados quando viram o flagrante estampado nos jornais.
A cena mais constrangedora da semana, porém, que não ocupou uma linha sequer nos noticiários, foi a presença de representantes do Direito do Japão, país que tem intolerância ZERO com o erro, durante a apresentação do voto no mínimo suspeito de Ricardo Lewandowski.
O mundo está atento e não tem greve orquestrada pelos sindicatos companheiros ou CPI chapa-branca que consiga desviar a atenção da população das notícias que tratam desse julgamento histórico. 
Veremos, pois, o maior absurdo no mundo das Leis se os ministros do STF decidirem pela condenação de Pizzolato, Valério e seus sócios pelos crimes em questão e inocentarem o núcleo político. Afinal, meros coadjuvantes atuavam para quem? 

Canal do Otário - GOL 1.0 Volkswagen

video

Estamos começando com o carro. Se nós conseguirmos com o carro, eles vão repensar nos preços das coisas do Brasil. Mas se não resolver, nós iremos fazer campanha igual a do carro. Povo unido jamais será vencido!!!
O povo não aguenta mais essa exploração em tudo no Brasil. Em remédios não era nem pra ter impostos, era pra ser isento de impostos como nos EUA e em outros países.

Até agora, esta inocente é a única punida do mensalão!

Danevita: ela fez a coisa certa e, por isso, perdeu o emprego e recebeu três ameaças de morte 

A reportagem-bomba da revista Veja desta semana não está na capa da publicação, mas no miolo. O jornalista Reinaldo Azevedo, fez a postagem em seu blog e faço aqui a transcrição. É um depoimento contundente de uma ex-funcionária do Banco do Brasil. Segundo Reinaldo, é a única "punida" até agora no caso do mensalão. Não porque tenha participado da lambança, mas porque se recusou a participar e denunciou a trama que envolvia dinheiro público. 

Vocês têm de espalhar na rede a história desta mulher porque ela é a evidência viva do modo como “eles” operam. Ela se negou a endossar a roubalheira dos mensaleiros no Banco do Brasil. Sabem o que aconteceu? Perdeu o emprego, não consegue mais trabalho e já foi ameaçada de morte três vezes. Leiam a reportagem de Gustavo Ribeiro e Hugo Marques na VEJA desta semana. 


A publicitária Danevita Magalhães não ajudou a desviar recursos públicos, como fez o PT e seus dirigentes, não fraudou empréstimos bancários, como o empresário Marcos Valério, nem sacou dinheiro sujo na boca do caixa de um banco, como fizeram os políticos. Sua situação, porém, é bem pior que a de muitos deles. Ex-gerente do Núcleo de Mídia do Banco do Brasil, Danevita foi demitida por se recusar a assinar documentos que dariam ares de autenticidade a uma fraude milionária.
Depois de prestar um dos mais contundentes depoimentos do processo — desconstruindo a principal tese da defesa, de que não houve dinheiro público no esquema —, Danevita passou a sofrer ameaças de morte e não conseguiu mais arrumar emprego. A mulher que enfrentou os mensaleiros cumpre uma pena pesada desde que contou o que sabia, há sete anos. Rejeitada pelos antigos companheiros petistas, vive da caridade de amigos e familiares, sofre de depressão e pensa em deixar o Brasil. Só não fez isso ainda por falta de dinheiro.
O testemunho da publicitária foi invocado várias vezes no corpo da sentença dos dois ministros que votaram na semana passada. Entre 1997 e 2004, Danevita comandou o setor do Banco do Brasil responsável pelo pagamento das agências de publicidade que fazem a propaganda da instituição. Sua carreira foi destruída quando ela se negou a autorizar uma ordem de pagamento de 60 milhões de reais à DNA Propaganda, do empresário Marcos Valério. O motivo era elementar: o serviço não foi e nem seria realizado. Mais que isso: o dinheiro, antes de ser oficialmente liberado, já estava nas contas da DNA, o que contrariava frontalmente o procedimento do banco. Ela, portanto, negou-se a ser cúmplice da falcatrua. Em depoimento à Justiça, Danevita contou ainda que ouviu de um dos diretores da DNA que a cam­panha contratada jamais seria realiza­da. “Como não assinei, fui demitida”, lembra.
Depois disso, ela não conse­guiu mais arrumar emprego e perdeu tudo o que tinha. Saiu de um padrão confortável de vida — incluindo um salário de 15000 reais, carro do ano e viagens frequentes — para depender da boa vontade de amigos e morar na casa da filha, que a sustenta. “Estou sofrendo as consequências desse esquema até hoje. O pior é que eu não participei de nada. Você deveria falar com Dirceu, Lula…”, disse.
Danevita hoje vive reclusa na casa da filha e evita conversar sobre o mensalão. Ela conta que sofreu três ameaças de morte. Sempre telefonemas anônimos, pressionando-a para mudar suas alegações às autoridades. Seu desespero é tamanho que, em entrevista a VEJA, ela pediu para não ser mais procurada: “Peço que me deixem em paz. Eu não tenho mais nada a perder”, disse. Danevita credita aos envolvidos no esquema — e prejudicados pelo teor do seu testemunho — as dificuldades que tem encontrado no mercado de trabalho. Apesar de um currículo que inclui altos cargos em empresas multinacionais, ela conseguiu apenas pequenos serviços. A publicitária não tem dúvida de que os mensaleiros a prejudicam, mas não cita nomes. “Fico muito magoada com isso. Já perdi meu dinheiro e minha dignidade”, desabafa. Ela não acredita que o Supremo Tribunal Federal vá punir os mensaleiros.
Situação parecida vive o advogado Joel Santos Filho. Ele foi o autor da gravação do vídeo no qual o ex-diretor dos Correios Maurício Marinho aparece recebendo propina e contando como funcionava o esquema de arrecadação do PTB. A reportagem, publicada por VEJA em maio de 2005, está na gênese do escândalo. Foi a partir dela que o presidente do PTB, deputado Roberto Jefferson, revelou a existência do mensalão. Joel conta que foi chamado por um amigo empresário, que tinha os interesses comerciais prejudicados nos Correios, para colher provas de que lá funcionava um esquema de extorsão. Pelo trabalho de filmagem, não ganhou nada e ainda perdeu o que tinha. Durante as investigações do mensalão, Joel teve documentos e computadores apreendidos — e nunca devolvidos. Apesar de não ter sido acusado de nada, foi preso por cinco dias e ameaçado na cadeia: “Fui abordado por outro preso, que disse saber onde minha família morava e minhas filhas estudavam. Ele me alertou: ‘Pense no que vai falar, você pode ter problemas lá fora”. Joel sustenta sua família hoje por meio de bicos. “Fiquei marcado de uma forma muito negativa”, lamenta.
Reinaldo Azevedo veja
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...