quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Nióbio - Lei da oferta e da procura ✰ Artigo de José Batista Pinheiro

Estamos perplexos procurando entender a negligência dos nossos governantes ausentes numa matéria tão importante no campo econômico e social do Brasil. Estamos deveras preocupados com a hipertrofia dos nossos órgãos de informações públicos e privados que não enxergam o óbvio e não publicam nada sobre um assunto de tamanha envergadura. Embora não sejamos engenheiro siderúrgico nem economista, já externamos diversas vezes para os nossos amigos das redes sociais a nossa preocupação e opinião sobre tão palpitante assunto.
Sendo o nióbio matéria prima para as indústrias de ponta dos países da América do Norte, Europa e Ásia, achamos que o governo brasileiro tinha que de intervir, sem radicalizar, no controle da extração, refino e venda desse produto através da atual CBMM, que é a única empresa no Brasil que trabalha com este mercado. Os países compradores certamente estocam esse mineral porque compram do Brasil ao preço de commodities. O mesmo acontece com os nossos minerais ferrosos, só que estes existem em toda crosta do planeta.
Com existência do nióbio somente em solo brasileiro, seria óbvio que se aplicasse a lei da oferta e da procura de mercado para obtermos um preço à altura da importância desse metal. Se dificultarmos a oferta comprando a produção e criando um estoque estratégico do produto, dentro de algum tempo, haverá uma falta expressiva de nióbio na praça. Nessa ocasião o Brasil ditará o preço que quiser para o nosso valioso minério, provocando uma alta expressiva nas bolsas de metais raros do mundo. Os nossos dirigentes têm uma persistente vocação para remar contra a maré do nosso desenvolvimento. O resultado é que deixamos de gerar recursos para ajudar a sairmos da nossa inaceitável pobreza endêmica. 
José Batista Pinheiro – Coronel Reformado Exército Brasileiro

Um comentário:

Irmão do Eremildo disse...

........Negligência dos governantes muito bem comprada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...