quarta-feira, 26 de abril de 2017

As melhores (e as piores) capitais para morar no Brasil

Se você tivesse que escolher uma capital para viver no Brasil, qual escolheria? Segundo um levantamento feito pela consultoria Macroplan, a melhor resposta seria Curitiba. De acordo com a pesquisa, esta é a melhor capital brasileira para se viver atualmente. O segundo lugar ficou com Florianópolis, seguido por Vitória, Belo Horizonte e, em quinto lugar, São Paulo.
Já do lado oposto, Macapá aparece como a pior capital para se morar. Porto Velho é a segunda pior. Maceió, Belém e São Luís completam a lista das cinco piores capitais brasileiras para se viver.
O estudo Desafios da Gestão Municipal avaliou as 100 maiores cidades do Brasil, que representam metade do Produto Interno Bruto (PIB) do país, em 16 indicadores divididos em quatro áreas: educação e cultura, saúde, segurança e saneamento e sustentabilidade.
O estudo também mostra quais foram as cidades mais bem colocadas em cada categoria. Vitória foi a melhor capital no quesito Educação e Cultura, seguida por Florianópolis e São Paulo. A Macroplan ressalta que os 25 municípios com melhor nota em educação estão nas regiões Sul ou Sudeste. Neste grupo, destaque para o Estado de São Paulo, que abriga 19 municípios (incluindo a capital).
Em Saúde, as capitais mais bem colocadas foram Curitiba, Palmas e Vitória. Em segurança, São Paulo é a capital mais bem colocada. Da lista, 10 capitais se destacam no grupo dos 25 cidades com menores notas nessa categoria, sendo 8 capitais do Nordeste (Recife, Natal, João Pessoa, Aracaju, Maceió, Teresina, Fortaleza e São Luís) e 2 capitais do Centro-Oeste (Goiânia e Cuiabá).
Em saneamento básico e sustentabilidade, Curitiba se destaca como a capital com maior nota, seguida por Goiânia, São Paulo e Salvador.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...