sábado, 20 de maio de 2017

20 de Maio - Dia de Mjölnir

Um comentário:

Vindo dos Pampas disse...

O martelo mágico de Thor, que é venerado como deus dos trovões [o mais forte dentre deuses e homens], enquanto um deus de cabelos vermelhos e barba, de grande estatura, representando a força da natureza na Mitologia Nórdica.
http://datascomemorativas.org/20-de-maio/

venerado como o deus dos trovões, o mais forte dentre deuses e homens, é um deus de cabelos vermelhos e barba, de grande estatura, representando a força da natureza (trovão) no paganismo germânico, disparando raios com o seu poderoso martelo Mjolnir. Casado com Sif, é filho de Odin, o deus supremo de Asgard, e de Jord a deusa de Midgard (A Terra).
O símbolo mais importante de Thor é o martelo, Mjolnir (destruidor), que na pré-história escandinava surgia sob a forma de um machado - relacionado à fertilidade e aos fenômenos atmosféricos. O martelo de Thor, também se relaciona com os aspectos míticos de ferreiro do deus, ao criar trovões e relâmpagos.
Existem evidências de que o culto ao martelo continuaram na Era Viking a serem propiciadores de fertilidade feminina para o casamento. O uso de pingentes com a forma do martelo foram um dos grandes elementos de identidade pagã no final da Era Viking e segundo vários pesquisadores, serviu como uma resposta ao uso cotidiano de cruzes em pescoços dos cristãos convertidos. Recentemente, diversos formatos de pingente do martelo são vendidos em todo o mundo, demonstrando não somente a permanência do símbolo, mas também, a grandiosidade do mito de Thor na cultura e no imaginário contemporâneo, que atinge de forma impressionante o cinema, a literatura, os quadrinhos/banda desenhada e as artes plásticas em geral.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Thor

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...