domingo, 14 de maio de 2017

Conheça o primeiro supermercado brasileiro que troca lixo reciclável por comida

Um supermercado ecológico, na vila de Marechal Thaumaturgo, no Acre, foi criado com o intuito de trocar lixo reciclável por comida. O local, batizado de TrocTroc, possibilita que os clientes troquem garrafas pet, latas de alumínio, lacres de garrafas plásticas, por quaisquer produtos comercializados no mercado.
O objetivo do eco-mercado é a troca por produtos à base da cultura local, como frutas, grãos, verduras e legumes. Com isso, a economia indígena fica reforçada, além de incentivar a agricultura ecologicamente sustentável. Os criadores querem garantir a preservação das comunidades locais e que a floresta fique protegida.
O quilo do material reciclável equivale a R$ 0,50 em produtos do supermercado. E, se o cliente trouxer os materiais já limpos e devidamente compactados, o que facilita o trabalho da reciclagem, a pessoa ganha um bônus de 20% em descontos.
O projeto ainda necessita de fundos para se sustentar. A fundação sem fins lucrativos House of Indians supervisa e garante a integridade do supermercado. O objetivo da fundação é que, após conseguir os recursos, consiga construir uma rede de pontos de reciclagem similares em diferentes aldeias da Amazônia e com isso, favorecer políticas ecológicas e a sensibilização das comunidades locais para as práticas e aos valores da reciclagem.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...