domingo, 6 de agosto de 2017

Vitória do Temer é vitória do Brasil ?

Presidente Michel Temer comemora o arquivamento da autorização da denúncia de corrupção passiva que corre no STF, pelo plenário da Câmara dos Deputados. O processo de crime comum, ficará em "stand by" até o Temer deixar de ser presidente da República e voltar a ser cidadão comum, como todos nós brasileiros. O resultado da votação mostrou que prevaleceu o "toma lá, dá cá", prática comum no País. 
Michel Temer saiu vitorioso desta contenda. Nada que o povo brasileiro tenha que se orgulhar ao fato que o presidente Temer considera como vitória do "estado democrático de direito". Se manter um presidente da República com denúncia de "corrupção" no cargo máximo da República é vitória da democracia, não sei mais o que significa a "democracia".
Muitas pessoas das redes sociais torciam pela manutenção do presidente Temer no cargo de presidente da República, em nome da "governabilidade" e em nome da continuidade do processo de "reformas estruturantes". Perdeu uma grande parte da população, segundo IBOPE, 81% queriam o afastamento (temporário) do Michel Temer, para ser julgado pelo STF pela prática de crime de "corrupção passiva". 
Presidente Temer conseguiu a seu favor 263 votos dentre 513 deputados que compõe a Câmara dos Deputados. O número é ligeiramente superior a "maioria simples", mas insuficiente para aprovação de Emendas Constitucionais que exigem a aprovação de maioria absoluta ou 308 votos. Michel Temer vai encontrar muita dificuldade em aprovar a "reforma da previdência" que exige, no mínimo, 308 votos favoráveis pela aprovação. 
Apesar de governo Temer alardear que o País saiu da recessão, a receita da União vem caindo além do previsto na LDO de 2017. Creio, sem medo de errar que o País vai passar o resto do ano de 2017 em estado de "inércia". A prometida retomada do crescimento deverá ocorrer apenas no próximo ano. O motivo da "inércia" é que ainda está por vir muitas denúncias contra o presidente Temer, inibindo os investidores produtivos a tomarem decisão de fazerem investimentos.  
Tomara que eu esteja errado no diagnóstico da situação política econômica deste momento. O Brasil não aguenta mais ficar na posição de esperar pelo futuro. A eventual queda do Temer não traria PT de volta, como supõe muitas pessoas das redes sociais. PT está morto!
Vitória do Temer é vitória do Brasil?
Ossami Sakamori 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...