segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Por que a Escola em tempo integral salvaria o Brasil?

Durante as minhas caminhadas, conheci uma senhora que, ao me contar a estória da sua vida, me fez chegar à conclusão, que somente a escola em tempo integral ainda salvaria o Brasil.
Ali a iniciativa privada tinha uma coparticipação, pois estava interessada em adquirir mão-de-obra especializada. Os jovens, mediante concurso, entravam aos 13 anos. Chegavam pontualmente às 06h50min  e 07h00min, já estavam nas salas de aulas. Na escola, tinha inspetores durões e que eram respeitados, pois esse respeito começava no seio das famílias. Tinha merenda pela manhã e almoço. À tarde, tinha aulas de oficinas (Fundição, solda, torno mecânico, desenho mecânico, gráfica, marcenaria e etc.) e após o lanche da tarde, educação física com professores especializados. Os alunos saiam da escola às 17h30min e, só as 18h00min, chegavam ao lar cheios de tarefas e coisas para estudar, pois no outro dia a rotina seria a mesma. No grupo, comentávamos sobre a aprovação da maioridade penal. Aí, Dona Fátima interrompeu a discussão e falou: A única salvação para esse país, é dar disciplina a esses jovens. E, acredite, tudo começa na família. Esse governo corrupto não tem que se intrometer na criação dos filhos. Ele tem é que dar condições para que os pais trabalhem e os filhos estudem com segurança. Para isso, a solução e, diminuir a roubalheira e criar centenas de escolas em tempo integral. Continuando, disse: meu filho estudava em um educandário publico chamado de Escola Industrial, hoje, ETPAM. 
Os pais podiam trabalhar sossegados, pois a despesa se restringia ao café da manhã e, à noite, o jantar. Nos fins de semana, as famílias se reuniam para gozar o feriado e aproveitar com lazer. Nesse tempo, não havia arrastões, a quantidade de ladrão era insignificante, a droga não tinha muito espaço e o Brasil, que ainda era considerado um país subdesenvolvido, tinha outra expectativa de vida para os seus jovens.
Hoje essa desgraça que está ai: é causada pela irresponsabilidade dos governantes, que só querem roubar; pela omissão da iniciativa privada, que, acintosamente, corrompe os governantes e pela degradação da família na qual, com algumas exceções, o respeito inexiste e o traficante, diuturnamente, é que dita as ordens.
Diante de uma situação dessas, o que vocês poderão esperar de uma sociedade doentia, que, sem salvação, se encontra, sem dúvida alguma, a caminho da UTI?
Depois da conversam voltei para casa, com a certeza de que Dona Fátima estava com toda a razão.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...