quinta-feira, 27 de julho de 2017

27 de Julho - Dia Estadual do Gatebolista

Um comentário:

Vindo dos Pampas disse...

O Dia do Gatebolista em 27 de julho de cada ano, é uma comemoração do Estado brasileiro de São Paulo, que foi criada pela Lei Nº 8.659 de 25 de março de 1994.
Essa data comemorativa de paulistas tem por fim, marcar a data da fundação da Associação de Gate Ball do Brasil, atual UCGB [União dos Clubes de Gateball do Brasil], que foi constituída em 27 de julho de 1982], durante o 1º Encontro de Clubes de Gate Ball do Brasil, num evento que contou com a participação de mais de 200 representantes de clubes de anciões na ACAI [Associação Cultural e Agrícola do Itapeti] na Colônia japonesa de Itapeti do Bairro do Itapetininga da cidade brasileira de Mogi das Cruzes-SP.
A fundação da atual UCGB teve por finalidade, promover esse jogo criado em 1947 pelo empreendedor japonês, Eiji Suzuki, após a 2ª Guerra Mundial, com base no jogo inglês, Criket, no qual um mínimo de 10 jjogadores tentam fazer passar bolas brancas e bolas vermelhas, com o auxílio de um taco ou "stick", sob 3 arcos ou "gates", sendo as bolas vermelhas com números ímpares, 1-3-5-7-9 e as bolas brancas com números pares: 2-4-6-8-10, de acordo com o número de ordem de tacada, que é bastante cultivado por pessoas da terceira idade.
Para conhecimento, o gateball foi introduzido no Brasil pelo imigrante japonês radicado em São Paulo havia 20 anos, Matsumi Kuroki.
Durante uma viagem ao Japão em novembro de 1978, para visitar o túmulo de seus antepassados e rever um ou outro amigo na terra do Sol Nascente, Matsumi teve oportunidade de assistir um jogo de gateball na compania de um amigo de lá.
Ao ouvir as explicações de seu amigo sobre as regras e técnicas do jogo, Kuroki foi tocado por um grande interesse pelo esporte.
No decorrer dos dias que se seguiram, ele participou de vários treinos de gatebol no Japão, e dessas experiências, tirou a ideia da introdução do gatebol nas atividades do Clube dos Anciões do Brasil.
Como os equipamentos eram volumosos e pesados, Kuroki pensou em fabricá-los no Brasil, trazendo apenas o regulamento editado pela Associação de Gateball da província de Miyazaki.
Foi assim que, após uma intensa busca, em 1979 ele encontrou uma indústria que fabricasse tacos e bolas, possibilitando que, em 17 de julho de 1979, fosse realizado no campo da Associação de Jovens de Fukuhaku, o primeiro jogo de gatebol em equipe do Brasil.
Para jogar o gatebol com suas regras simples, bastam o taco, o arco, o pino central (ou goal pole), as bolas e uma equipe treinada. A quadra pode ser montada em qualquer superfície plana, de terra, grama natural ou sintética, num espaço de 15 por 20 metros.
http://datascomemorativas.org/dia-do-gatebolista-27-de-julho/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...