quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Um novo olhar sobre as palavras do General Mourão

Lá se vão os tempos em que Darcy Ribeiro exaltava a mestiçagem do povo brasileiro, ressaltando suas características natas e suas evoluções históricas.
Lá se foi o tempo em que a vida indígena junto a floresta, a pesca e o sono na rede eram tudo que o índio queria e as demais raças sonhavam. Hoje, e isto é natural, índio querer televisão, celular, outros utensílios estranhos a sua cultura e, até mesmo, estudar. 
Lá se foram os tempos em que a ginga do malandro era exaltada em versos, prosas em sambas, marchinhas e enredos, por compositores, cantores e demais artistas. 
Lá se vão os tempos em que nosso grande meio de campo Gerson propagandeava o "levar vantagem em tudo", como atributo do espertalhão de qualquer que fosse a raça. 
Hoje, parece natural termos preso como candidato a presidente, como se ficha suja fosse pré-requisito de ingresso no nosso mundo político. 
Hoje, não é constrangedor para nosso Congresso conviver com Parlamentares ao longo do dia que se recolhem à prisão da Papuda para sua noite de sono. 
Hoje omissão diante de "malfeitos", é defendida como não sendo crime, mas apenas "descuido" ou "traição de aloprados". 
Distribuir dinheiro do país sem aprovação do Senado é "solidariedade com nações amigas", ainda que muitos dos recursos sejam retirados de brasileiros mais necessitados. 
Enfim,desconhecer nossa história, nossa formação, é querer passar uma borracha no passado e viver cantando o mantra do "NUNCA ANTES, NA HISTÓRIA DO BRASIL...." 
Portanto, a intenção não é depreciar ninguém, mais levantar, analisar e compreender como formamos nossa história, qual o potencial que temos hoje. 
Reconhecer que temo analfabetos não é ofender a estes, mas despertar para a necessidade de dar a todos a instrução que os libertará e lhes dará novas oportunidades. 
Somente conhecendo a realidade do nosso passado e entendendo nosso presente - sem picuinhas - mas com racionalidade, é que poderemos projetar, mudar e garantir um melhor futuro para todos os brasileiros e para o destino da nação.
Wilson Mattos

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...